Unidades de Tecnologia da Informação do IFRR trabalham em parceria para otimizar atendimento de demandas

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 24/08/2021 15h07, última modificação 24/08/2021 15h07
A intenção é aumentar a capacidade de produção de softwares e criação de sistemas de apoio à gestão
Unidades de Tecnologia da Informação do IFRR  trabalham em parceria para otimizar atendimento de demandas

Os trabalhos são desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação por meio das Coordenações de Desenvolvimento e Suporte a Sistemas e das Coordenações de Tecnologia de cada campus, sob a orientação do Comitê de Governança Digital

Para otimizar o desenvolvimento e o aprimoramento de sistemas de informação no âmbito do IFRR, as atividades de produção de softwares estão sendo disciplinadas. Uma das principais medidas é orientar os técnicos para que os projetos de softwares sejam executados dentro de um modelo descentralizado e colaborativo, ou seja, por meio de equipe multicampi. Com isso, um regimento foi enviado ao Conselho Superior (Consup) para apreciação.

 

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do IFRR, Cristofe Rocha, a intenção com essa regulamentação é aumentar a capacidade de produção de software por meio de um modelo inovador, descentralizado, colaborativo e em condições para que não ocorra interrupções.

 

“A nova proposta visa fortalecer o setor de desenvolvimento de software no IFRR por meio de soluções cujo protótipo nasce na área de negócio dentro dos campi e é desenvolvido em uma visão colaborativa e multicampi”, explicou Rocha, destacando que o processo de institucionalização será realizado sob a gestão da DTI, sendo a padronização e a segurança no código orientada pela Coordenação de Desenvolvimento e Suporte de Sistemas, conduzida pelo coordenador, Diogo Rocha Maia.

 

Entre as ações previstas para o novo modelo de trabalho está o desenvolvimento de novas soluções de software de apoio à gestão, como o Sistema de Conformidade de Gestão, que teve o protótipo desenvolvido pelo técnico de TI do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), Thiago Cidade, e que está passando por processo de institucionalização e desenvolvimento. A equipe do projeto conta ainda com a participação de servidores de outras unidades: Jadinea Leite (Reitoria) e Paulo Mesquita Campus Boa Vista (CBV).

 

 

“É muito saudável para a instituição a proximidade da DTI dos campi. Somente dessa forma seremos atendidos nas soluções de que necessitamos, além de os servidores da área de negócio e técnicos de TI terem a possibilidade de desenvolver soluções que têm potencial de serem institucionalizadas”, opinou o diretor do CBVZO, Isaac Sutil, que apoia a ação e vem participando das reuniões de institucionalização do sistema.

 

« Março 2024 »
month-3
Do Se Te Qu Qu Se Sa
25 26 27 28 29 1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29 30
31 1 2 3 4 5 6