Alunos do IFRR são certificados na abertura do 2.° Seminário de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade

por Laura publicado 14/12/2016 14h35, última modificação 14/12/2016 16h34
O evento faz parte do projeto de educação empreendedora Empreende Roraima (EmpreendeRR), elaborado pelo Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável da Universidade Federal de Roraima (Needs-UFRR) e implementado em parceria com instituições como o IFRR

Teve início, na noite desta terça-feira, dia 13, no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima (CAF-UFRR), a 2ª edição do Seminário de Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade, promovido pela UFRR, por meio do Núcleo de Estudos do Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Sustentável (Needs), com o apoio de instituições de ensino como o Instituto Federal de Roraima (IFRR).

A cerimônia de abertura começou com a palestra “Empreenda: o mundo só é pequeno para quem acredita nisso”, proferida pelo professor de Empreendedorismo e Inovação do Insper Marcelo Nakagawa. Ele falou a respeito da educação empreendedora e seus desafios, apresentando aos participantes cases de sucesso no País. “Começar a olhar contextos para entender os padrões é o maior dos desafios”, pontuou.

Ainda no evento, que faz parte do projeto de educação empreendedora Empreende Roraima (EmpreendeRR), foi realizada a entrega de certificados aos alunos que concluíram o curso de Empreendedorismo, oferecido em parceria com o Sebrae-RR, a UFRR, o IFRR, a Universidade Estadual de Roraima (Uerr) e o Centro Universitário Estácio da Amazônia, de setembro a novembro deste ano. Além disso, houve a premiação das competições de Talento Empreendedor Universitário e de Negócio Universitário.

A reitora do IFRR, Sandra Mara Botelho, entregou os certificados aos alunos do instituto presentes. Para ela, “o curso de Empreendedorismo foi uma oportunidade de os alunos, principalmente os de educação profissional, desenvolverem uma visão empreendedora do conhecimento adquirido”.

Parte da equipe de professores e alunos do IFRR que participaram do curso de Empreendedorismo.

A professora do Campus Boa Vista Centro (CBVC-IFRR) Elisângela Rossi, que ministrou aulas no curso, o qual envolveu seis professores do instituto, destacou que a experiência foi enriquecedora, por ter oportunizado a capacitação do corpo docente pelo Needs e a partilha dos conhecimentos adquiridos com alunos das quatro instituições envolvidas, já que eles puderam escolher onde assistir às aulas.

Karoline Almeida e Cleidson de Souza estão entre os certificados pelo campus. Para eles, que são alunos de cursos superiores do IFRR e logo estarão no mercado de trabalho, o curso garantiu conhecimentos sobre a forma correta de empreender. “Eu sonho em abrir meu próprio negócio, e o curso me incentivou a fazer isso sem medo e de forma mais segura. Agora eu sei da importância de um plano de negócios e do conhecimento sobre os concorrentes, por exemplo”, afirmou Karoline.

Seminário – A programação segue, nos dias 14 e 15 de dezembro, às 19 horas, no auditório Alexandre Borges da UFRR, com palestras ministradas por Arnaldo Coelho (Universidade de Coimbra), Anapatrícia Morales Vilha (Universidade Federal do ABC), David Jefferson (Pipra/ University of California, Davis) e Rosa Miriam de Vasconcelos (Embrapa-DF). O evento é gratuito e direcionado a empreendedores (atuais e/ou potenciais), docentes, estudantes de graduação e pós-graduação de diferentes carreiras acadêmicas, educadores, gestores de órgãos públicos e de instituições privadas, e demais interessados.

Laura Veras
Fotos: Matheus Peres/Coordcom-UFRR