AUTOAVALIAÇÃO – CPA inicia ciclo 2022 realizando devolutivas nas unidades

por Laura publicado 10/05/2022 13h12, última modificação 10/05/2022 13h12
Processo permite o conhecimento dos pontos fortes e das fragilidades institucionais, e a atuação na correção de índices

O processo de avaliação interna do Instituto Federal de Roraima (IFRR) é realizado com ações previstas no calendário anual da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Para concluir um ciclo avaliativo, a etapa final é a devolutiva dos resultados alcançados no ciclo anterior. Portanto, dando continuação ao processo de avaliação interna e propiciando a apresentação pública e a discussão dos resultados alcançados, a CPA e as Comissões Setoriais de Avaliação (CSAs), desde o dia 7 de abril, realizam tanto o processo de devolutiva (referente ao ano de 2021) quanto o de sensibilização interna, para que a comunidade acadêmica participe ativamente da autoavaliação institucional.

As devolutivas iniciaram-se na Reitoria, no dia 7 de abril, para todos os servidores, prosseguindo-se no Campus Novo Paraíso, em 27 de abril, no Campus Amajari, no dia 4 de maio, no Campus Boa Vista, para servidores, no dia 5 de maio, e no Campus Boa Vista Zona Oeste, em 6 de maio. No Campus Avançado Bonfim, a data prevista para a devolutiva é 11 de maio. Essa etapa está sendo realizada de acordo com o contexto de presencialidade de cada campus.

Esse processo permite que os respondentes participantes do ciclo 2021 conheçam os pontos fortes e as fragilidades institucionais, e, assim, atuem mais assiduamente na correção dos índices negativos e fortaleçam os índices positivos. Para tanto, no dia 16 de maio, será apresentado, no Colégio de Dirigentes do IFRR, o Plano de Melhorias proposto pela CPA, o qual permite que sejam construídas metas e ações que deverão ser desenvolvidas/realizadas pelas equipes, nas unidades do IFRR, durante os próximos meses, com o objetivo de corrigir os índices negativos resultantes do Relatório de 2021 para que sejam publicados/utilizados nas justificativas do próximo relatório.

De acordo com o Manual do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), um dos requisitos da autoavaliação institucional é o uso efetivo dos resultados, que tem como finalidade planejar ações destinadas à superação das dificuldades e ao aprimoramento institucional.

A presidenta da CPA, Antonia Valdirene Costa, explica que, junto com o processo de devolutiva, está sendo realizado o processo de sensibilização, esclarecendo o que é a CPA e as CSAs, como atuam e qual a importância delas para a instituição e a comunidade acadêmica. Esse processo é realizado com o apoio de materiais de divulgação como cartazes, folders, cards, banners, camisetas, panfletos, todos contendo dados e informações indispensáveis sobre as comissões. O objetivo dessa etapa é a sensibilização da comunidade, ensejando o desenvolvimento de uma cultura avaliativa, para que a avaliação seja percebida como uma oportunidade de melhoria da qualidade institucional.

CPA – É um órgão colegiado que tem como atividade autoavaliar o IFRR e diagnosticar os pontos fracos, medianos e fortes, e, com base nessa autoavaliação institucional, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, visando à oferta de uma educação de excelência. Os interessados em saber mais sobre as atribuições dessa comissão podem acessar a página http://www.ifrr.edu.br/cpa.

10/5/2022