Grupo de Pesquisa do IFRR apresenta resultado de pesquisas em evento nacional da área de educação

por Sofia Lampert publicado 26/04/2017 16h35, última modificação 02/05/2017 19h00
Integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica representarão o Instituto Federal de Roraima (IFRR) na XIV Jornada Nacional do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, que ocorre em Foz do Iguaçu, de 3 a 5 de maio.

Integrantes do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica representarão o Instituto Federal de Roraima (IFRR) na XIV Jornada Nacional do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil. O evento, um dos mais expressivos  da área de educação no País, ocorrerá no período de 3 a 5 de maio, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Foz do Iguaçu (PR).

Neste ano, o tema será “Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa”. O grupo representante do IFRR, formado por 11 pesquisadoras, apresentará os resultados de suas pesquisas no evento. Participam da equipe a professora mestre em Educação Lana Melo e  as acadêmicas Adriana Alves e Rayendrea Lima, do terceiro módulo do curso de Licenciatura em Letras/Espanhol do Campus Boa Vista, além de mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Roraima/Instituito Federal de Roraima.

Na liderança do grupo estão  as professoras doutoras Bruna Marinho (IFRR/Campus Boa Vista) e Alessandra Peternela (Uerr), respectivamente, docente e coordenadora do Mestrado em Educação (parceria Uerr-IFRR). Para a professora Bruna, o evento é relevante para a formação de professores, pois a proposta é discutir a educação como um instrumento de revolução, colocando-a a serviço da emancipação humana em meio ao momento  crucial para a humanidade,  em que as condições de trabalho são degradadas, o desemprego aumenta, a violência, as guerras se multiplicam, e milhões de seres humanos estão sendo condenados à ignorância e à morte. “Dessa forma, além do cunho científico, o evento contribuirá para o alinhamento da pesquisa local, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Pedagogia Histórico-Crítica, bem como para os demais estudos relevantes do resto do País”, frisou.

Mestrado em Educação –  O Mestrado em Educação (Uerr-IFRR) está em sua quarta turma. A última turma foi recebida em 29 de março deste ano, às 19 horas, no auditório do IFRR/Campus Boa Vista, em uma aula magna com o tema “Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural”, que foi  exposto pela professora doutora Suely Amaral Melo, pesquisadora do Mestrado em Educação da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Campus Marília. A aula foi aberta pela pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica, professora doutora Fabiana Sbaraini. Ela, na oportunidade, ressaltou a importância da parceria entre o IFRR e a Uerr para ofertar o primeiro curso de Mestrado em Educação do Estado de Roraima, além da parceria que começa a ser firmada com instituições como a Unesp, responsável por um dos programas de pós-graduação ofertados aos servidores do IFRR. Estiveram presentes gestores do IFRR, docentes do Mestrado em Educação e de outros programas da Uerr, além da comunidade acadêmica interessada nas pesquisas voltadas para a Teoria Histórico-Cultural.

26/4/2017
« Maio 2024 »