I Encontro dos Servidores Aposentados do IFRR promove integração e troca de experiências

por Sofia Lampert publicado 21/02/2017 14h55, última modificação 22/02/2017 14h35
O evento foi marcado pelo diálogo com gestores, dinâmica de grupo, registro fotográfico, leitura de poema, narração de histórias vividas no trabalho e compartilhamento das perspectivas dessa etapa da vida

Na última sexta-feira, dia 17, ocorreu o primeiro Encontro dos Aposentados  do Instituto Federal de Roraima (IFRR), na sala de reuniões da Reitoria. O  objetivo era promover a troca de experiências, momentos de reflexão e levantar informações para o preparo de novos aposentados. A reunião foi organizada pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) por meio da Coordenação de Qualidade de Vida e Seguridade Social  (CQVSS).

O IFRR tem 68 servidores aposentados no momento. Dez estiveram presentes ao encontro. Todos estavam contentes pela ação promovida e ansiando pelo próximo evento, marcado para outubro deste ano, que ocorrerá  simultaneamente com o Programa de Preparação para Aposentadoria do instituto. A reunião foi marcada pelo diálogo com gestores, dinâmica de grupo, registro fotográfico, leitura de poema, narração de histórias vividas no trabalho e compartilhamento das perspectivas dessa etapa da vida, além da entrega de camiseta e lanche.

Dinâmica de grupo realizada no I Encontro dos Aposentados do IFRR

A reitora do IFRR, professora Sandra Mara de Paula Dias Botelho, enfatizou que, mais do que o número de participantes, a relevância do encontro está no começo da ação. Ela desafiou cada um dos presentes a trazer pelo menos um colega na próxima reunião. A gestora também falou sobre a importância da integração. “O que o instituto é hoje tem a contribuição de cada um de vocês. Assim como ocorre na cultura chinesa, precisamos preservar as pessoas que contribuíram, que ainda carregam a história e a experiência desta instituição”, disse.

A diretora do DGP, Jadinéa Leandro Leite, afirmou que o setor está de portas abertas aos servidores aposentados e vem desenvolvendo  um trabalho voltado para a humanização. Ela aproveitou para falar rapidamente sobre o projeto de preparação para aposentadoria que está sendo elaborado, destacando que “o relato de experiências dos que já se aposentaram vai auxiliar os que entrarão nessa fase em breve”.

Parte da equipe do DGP do IFRR.

Durante a roda de conversa, a psicóloga Amanda Karine Monteiro Lima, da CQVSS, explicou que a aposentadoria é um processo de transição muito importante e bastante individual, mas infelizmente ainda atrelado ao estigma de que a pessoa somente é útil e tem valor quando trabalha e produz.

A psicóloga alertou sobre a necessidade de preparo emocional, de vislumbre de novos cenários e de busca de planejamento financeiro para encarar a nova realidade. Ela ressaltou que é necessário respeitar cada fase  da vida, viver de forma saudável e ser feliz. “Isso não significa ruptura com os laços de amizade durante a história no trabalho”, explicou.

A diretora do CQVSS, Elioenai Carneiro da Fonseca, lembrou a necessidade de o servidor manter atualizados os dados cadastrais, mencionando o desafio do setor na hora de fazer o convite para o encontro devido à ausência de informações. Ela mostrou a importância de o aposentado fazer o recadastramento anual no banco onde tem a conta-salário, salientando que esse procedimento é fundamental para evitar problemas, como o corte dos proventos.

O professor aposentado João Oliveira Leite relembrou o desafio dos primeiros dias da aposentadoria. “Quando a gente se aposenta é como um corte. Se a gente não estiver preparado, ‘pira’. Acorda e pergunta: ‘O que vou fazer agora?’. A primeira semana foi bem dolorida, faz muita falta o ir e vir depois de 35 anos de trabalho”, relatou.  Depois, explicou qual é o segredo para se viver bem na nova etapa da vida.  “O segredo é não ficar pensando como teria sido diferente, fazendo inúmeras suposições. É mostrar a sabedoria de se viver o presente, salientar o sentimento de realização pessoal da atuação profissional,  de se sentir útil, apontando caminhos, o que vai além do papel de ministrar aulas e perdura pela vida toda”, pontuou.

Cecília Lima Pereira, porteira aposentada, relembrou o trabalho que desempenhava na instituição e enalteceu as amizades construídas ao longo da carreira. “Nos 21 anos de instituto, desde o tempo de Escola Técnica, todos foram importantes para mim e estão na minha memória e no meu coração”, frisou, com lágrimas nos olhos.

Nessa perspectiva dos vínculos, o professor aposentado Francisco de Assis Neves Costa sugeriu que, no período de transição, os laços devem se dissolver aos poucos, para não haver quebra do elo de forma abrupta. “E, quando algum servidor aposentado chegar ao setor, deve ser recebido com toda cortesia profissional”, orientou.

Quem quiser acompanhar as ações do CQVSS basta acessar o link http://reitoria.ifrr.edu.br/gestao-de-pessoas/qualidade-de-vida ou entrar em contato com os servidores do setor pelo e-mail cqvss.dgp@ifrr.edu.br. Mais fotografias desse evento podem ser conferidas na Fan Page do IFRR.

Sofia Lampert
Fotos: Érick Vieira