IFRR dá início a oficinas sobre empreendedorismo

por Rebeca publicado 05/04/2018 21h35, última modificação 06/04/2018 13h22
A iniciativa vai contemplar os cinco campi da instituição. O tema abordado será “Criatividade, empreendedorismo e inovação”

Acadêmicos de cursos superiores do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (IFRR) são os primeiros a participar da oficina sobre empreendedorismo e inovação, que vai percorrer os cinco campi da instituição. Com o tema “Criatividade, empreendedorismo e inovação”, o evento ocorre nesta quinta-feira, dia 5, das 19h às 22h, no auditório da escola.

A iniciativa faz parte da mais nova política institucional que tem por objetivo incentivar práticas empreendedoras no IFRR. Para tanto, desde 1.º de março de 2018, a Pró-Reitoria de Extensão passou a contar com a Coordenação de Empreendedorismo, que tem à frente o professor do Campus Boa Vista Zona Oeste Wilson Alves da Silva Filho.

Para a realização das oficinas, trabalham em parceria a Proex e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (Propesq), por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT). Entre os temas abordados pelos professores Wilson Alves e Vinícius Tocantins (NIT), estarão estilos de criatividade, tipos de inovação, o que é e por que empreender, além de características do comportamento empreendedor.

Conforme o coordenador de Empreendedorismo, o IFRR vinha trabalhando com o tema de maneira pontual, com a oferta de disciplinas e alguns eventos, mas a implantação da política é uma necessidade não apenas da rede, que tem o compromisso de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento regional, mas também do mercado de trabalho.

Alves reforça que, durante a formação dos cursos na Rede Tecnológica Federal, os alunos contam com alguns diferenciais, que são a parte prática e a qualidade do ensino. “Então, os alunos do IFRR possuem vasto conhecimento nas áreas de formação, e todo esse conhecimento, alinhado ao que será proposto nas oficinas, pode ser utilizado na abertura de um negócio. Sem contar que, atualmente, ter perfil empreendedor é um diferencial”, apontou.

O coordenador ressaltou que a proposta da coordenação é promover atividades que desenvolvam nos estudantes da instituição as habilidades e as competências necessárias para a construção de um perfil empreendedor. “Faremos isso em parceria com o Núcleo de Inovação Tecnológica da Propesq, por meio de atividades formativas de extensão, a exemplo das oficinas de criatividade, empreendedorismo e inovação que esperamos oferecer nos meses de abril e maio”, contou.

As atividades serão voltadas para a sensibilização dos estudantes do IFRR, com o objetivo de engajá-los nas futuras ações referentes às incubadoras de empresas, às empresas juniores e às cooperativas escolares. “Isso, consequentemente, resultará no envolvimento de egressos, empresários e de todo o ecossistema de empreendedorismo do Estado de Roraima”, complementou o coordenador.

Calendário das Oficinas

Unidade