IFRR renova parque tecnológico do data center

por Rebeca publicado 29/01/2019 14h50, última modificação 30/01/2019 07h59
O parque tecnológico do data center do IFRR, em funcionamento no Campus Boa Vista, está sendo modernizado, ao receber infraestrutura de hiper-convergência. A solução reduz o número de equipamentos físicos no espaço, economiza gastos com energia elétrica, amplia a capacidade e permite oferecer mais serviços

O parque tecnológico do data center do Instituto Federal de Roraima (IFRR), em funcionamento no Campus Boa Vista, está sendo modernizado, ao receber infraestrutura de hiper-convergência. A solução reduz o número de equipamentos físicos no espaço, economiza gastos com energia elétrica, amplia a capacidade e permite oferecer mais serviços.

A empresa fornecedora dos equipamentos já fez a instalação e, de 28 de janeiro a 1º de fevereiro, faz o treinamento de servidores de Tecnologia da Informação da Reitoria e do CBV, para operação do sistema. Durante a capacitação, os sistemas que rodam no instituto, como o Suap, a página institucional, o servidor de arquivos e a internet podem ficar lentos ou não funcionar corretamente.

O investimento de modernização do parque tecnológico gira em torno de R$ 1,4 milhão, oriundo de Termo de Execução Descentralizada (TED) da Secretaria Profissional e Tecnológica do Ministério de Educação. A solução adquirida vai incrementar tanto a memória principal (RAM) quanto a capacidade de armazenamento do data center.

De acordo com o diretor de TI do IFRR, Jean Carlos Araújo Costa, a renovação inclui uma solução de hiper-convergência, o que há de mais moderno no mercado. A infraestrutura aumenta recursos computacionais (processamento, memória e armazenamento de dados), reduz número de equipamentos físicos, economiza energia elétrica e amplia a capacidade de ofertar serviços (sistemas hospedados na infraestrutura).

“Nossa última aquisição de equipamentos para o data center tem mais de três anos e a maioria deles tem mais de cinco anos. Então, com a modernização, tanto a memória principal dos servidores quanto a capacidade de armazenamento foram ampliadas em pelo menos quatro vezes, sem contar com a capacidade de processamento, tudo isso orquestrado por softwares de gerenciamento  de última geração, que otimiza os recursos e facilita o trabalho dos técnicos”, explicou Jean.

O diretor comentou ainda que a mudança dos serviços da estrutura pré-existente para a nova solução será gradual. Os equipamentos antigos continuarão a ser utilizados em projetos específicos e os benefícios serão percebidos a médio e a longo prazos. A curto prazo, a atualização vai subsidiar ações como o atendimento ao Decreto 8.539/15, do processo eletrônico nacional, que prevê modernização da tramitação de processos no âmbito do IFRR, dentre outros projetos.

Rebeca Lopes
Fotos: Nenzinho Soares