IFRR seleciona propostas para concorrerem em edital nacional voltado para formação em programação, robótica e cultura maker

por Laura publicado 21/09/2022 15h14, última modificação 21/09/2022 15h14
Iniciativa tem como foco estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicas de ensino. Inscrições ocorrem de 22 de setembro a 3 de outubro

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) está com edital aberto para a seleção de três projetos voltados à iniciação tecnológica para o desenvolvimento de ações de formação de estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes públicas de ensino em programação e/ou robótica e/ou cultura maker. Acesse aqui.

As três propostas classificadas serão submetidas ao Edital de Chamamento Público 88/2022, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), com o apoio do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), que visa selecionar projetos de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para o desenvolvimento de ações de formação em programação e/ou robótica e/ou cultura maker.

Conforme o edital, o prazo para a submissão de propostas, a ser feita pelo e-mail agif@ifrr.edu.br, é de 22 de setembro a 3 de outubro. Ela deve ser realizada pelo(a) coordenador(a) da proposta, que deve encaminhar os seguintes documentos obrigatórios:

• Formulário de Apresentação do Projeto de Iniciação tecnológica, conforme o modelo do anexo I do edital, devidamente preenchido e acompanhado dos documentos comprobatórios das informações apresentadas.
  • Ofício de apoio do dirigente máximo do campus ou unidade de ensino a que está vinculado(a) o(a) professor(a) orientador(a), conforme o modelo do anexo II do edital.
  • Ofício de apoio da Secretaria Estadual, Distrital ou Municipal de Educação, a qual está(ão) vinculada(s) a(s) escola(s) parceira(s) do projeto, conforme o modelo do anexo III do edital

Caso o projeto seja selecionado no edital de chamamento público nacional, será contemplado com recursos financeiros de até R$ 82 mil, na forma de bolsas, insumos de apoio às atividades de iniciação tecnológica e material de consumo. O prazo para a execução dos projetos será de 12 meses.

Entre os objetivos da inciativa estão contribuir para a formação cidadã dos participantes, habilitando-os a atuar de forma criativa, por meio do uso da tecnologia, para a resolução de problemas reais do mundo do trabalho e de suas comunidades; e promover o ensino de programação, visando ao desenvolvimento inicial de competências em tecnologia e ao interesse pelas áreas de programação, robótica e cultura maker (“faça você mesmo”).

21/9/2022