Palestra para interessados em estudar no EUA é sucesso de público

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 26/04/2019 21h40, última modificação 19/06/2019 18h58
Estudantes e pessoas da comunidade em geral lotaram o auditório do CBV. Palestra visou interessados em formas de ingresso em instituições de ensino americanas

O sucesso de público na palestra realizada na noite da última quinta, 25, no auditório do Campus Boa Vista (CBV) do Instituto Federal de Roraima (IFRR), confirmou: o sonho americano pode ser real! Um número expressivo de estudantes e pessoas da comunidade em geral prestigiou a apresentação dos representantes da Missão Diplomática dos Estados Unidos da América (EUA) no Brasil, Raíssa Silva e Andrew Hillstrom, vice-cônsul americano, e do programa Education USA, Ananda Cruz.

A apresentação teve início às 19 horas, e o auditório do CBV ficou pequeno para comportar pessoas interessadas na política de intercâmbio nos EUA e nas formas de ingresso em universidades americanas. Para a diretora-geral do CBV e anfitriã do evento, professora Joseane Cortez, a palestra é uma possibilidade de conhecer uma nova oportunidade de estudo. “É uma maneira de se aventurar e ir além dos nossos muros”, disse, lembrando histórias de sucesso de egressos do IFRR que puderam viver essa experiência.

Evento lota auditório do CBV

Andrew Hilsttrom contou sua trajetória pessoal, desde sua infância modesta na companhia de 14 irmãos em uma cidade pequena dos Estados Unidos. Ex-combatente do Exército americano, o vice-cônsul revelou ter tido condições de investir em educação somente depois de aposentar-se como militar. Como representante da missão diplomática americana no Brasil, Hillstrom apresentou o passo a passo para a solicitação do visto de estudante e as formas de ingresso em instituições de ensino americanas.

Representantes do Consulado Americano, Raíssa e Andrew

Convidada para dar seu depoimento, a ex-aluna do IFRR, hoje acadêmica do curso de Relações Internacionais, Danielle Andressa relatou sua vivência nos Estados Unidos. A jovem, que foi representante de Roraima no programa Jovens Embaixadores, disse que a experiência foi determinante na escolha de sua carreira. “É uma experiência transformadora, um verdadeiro divisor de águas. O programa busca recompensar jovens que foram exemplos na sociedade por anos e torná-los modelos para outros jovens que têm o mesmo sonho de estudar no exterior, mas que não sabem como realizar esse sonho”, declarou a estudante, que hoje também presta assessoria para alunos interessados em conquistar uma vaga no programa.

Ex aluna do IFRR, Daniella Andressa, representante de Roraima no programa Jovens Embaixadores

O Jovens Embaixadores tem como alvo estudantes brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.

Para Lucas Anderson, de 17 anos, estudar nos Estados Unidos é um sonho palpável. O estudante, que cursa o 3.º ano do curso Técnico de Informática integrado ao ensino médio e que tem interesse em cursar Engenharia em uma universidade americana, avaliou de forma positiva a iniciativa da palestra. “Muitos estudantes brasileiros sonham em estudar fora, mas não têm acesso a informações práticas sobre visto ou intercâmbio. A palestra foi muito esclarecedora”, revelou.

Estudantes e comunidade geral prestigiaram a palestra

O sonho americano também faz parte da vida de Anderson Lopes, de 23 anos. Acadêmico do curso de Tecnologia de Análise de Desenvolvimento em Sistemas, ele busca aliar a prática de esportes ao sonho de estudar nos Estados Unidos. Atleta de futebol americano, Anderson se inspira em brasileiros que hoje são destaque no esporte internacional. “O futebol é um sonho, e minha intenção é começar jogando em times de universidades ou em times locais da cidade onde eu for morar”, conta o jovem, que tem como inspiração o brasileiro Thiago Kapps, kicker recrutado por um junior-college.

Bruna Castelo Branco
26/4/19