PIBICT/PIVICT E PIPAD – IFRR lança edital de bolsas de pesquisa para estudantes e docentes

por Bruna Dionísio Castelo Branco publicado 16/03/2023 15h05, última modificação 16/03/2023 15h06
O prazo para inscrição nos programas é de 17 de março a 2 de abril

O Instituto Federal de Roraima (IFRR) por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) lançou, na última terça-feira, 14, dois editais para concessão de bolsas de pesquisa. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) e Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica (Pivict) é voltado para estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos ou de graduação do IFRR; enquanto o Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad) é voltado para professores da instituição.

PIBICT e PIVICT - O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibict) disponibilizará 23 bolsas de iniciação científica e tecnológica no valor de R$ 700 com duração de oito meses, para estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos ou de graduação do IFRR. As vagas são disponíveis para os cinco campi.

O programa tem, entre outros objetivos, apoiar o desenvolvimento do pensamento científico e da iniciação à pesquisa científica e tecnológica enquanto instrumentos de complementação à formação acadêmica e profissional dos estudantes do IFRR, com real apoio dos servidores do quadro efetivo.

O estudante selecionado na modalidade voluntária (Pivict) não receberá recurso financeiro, contudo, deverá cumprir com os mesmos requisitos previstos no Pibict. Ao estudante é garantido o certificado de participação no programa ao final do período, que tem duração de oito meses, contados a partir de abril de 2023. Para esta modalidade não há limite de número de projetos selecionados.

As inscrições podem ser feitas de 17 de março a 2 de abril de 2023, via Suap. O edital pode ser consultado aqui.

PIPAD - O Programa de Incentivo à Pesquisa Aplicada – Docente (Pipad) disponibilizará R$ 28.400 para apoio financeiro de duas propostas de pesquisa aplicada. Cada proposta de pesquisa contemplará o apoio financeiro ao pesquisador proponente no valor de R$ 4 mil.

Visando fomentar a pesquisa científica e tecnológica, e ampliando a produção acadêmica científico-cultural do IFRR, o Pipad busca possibilitar a geração e transformação do conhecimento, de forma a atender às necessidades e interesses da sociedade, entre outros objetivos. As inscrições para o Pipad devem ser feitas no período de 17 de março a 2 de abril  de 2023, por meio do SUAP. Demais informações, entre elas detalhes do orçamento do programa, podem ser consultadas em edital, disponível aqui.

Conforme o Diretor do Departamento de Políticas de Pesquisa e Pós Graduação da Propesi, professor Amarildo Ferreira, é importante destacar que, o IFRR acompanhou o reajuste de 75% no valor das bolsas de iniciação científica, efetivado em fevereiro pelo Governo Federal. As bolsas passaram de R$ 400 para R$ 700.

“Embora o reajuste tenha diminuído a quantidade de bolsas a serem disponibilizadas, em função das limitações orçamentárias da instituição, foi avaliado que sua efetivação pode ter efeitos positivos na melhoria da qualidade dos projetos a serem apresentados e na motivação para a participação e dedicação dos bolsistas ao programa, além de demonstrar o alinhamento do IFRR com o compromisso de valorização da ciência e tecnologia e a formação de novos pesquisadores em Roraima, em prol do desenvolvimento social, cultural, econômico e científico do estado e da Região Norte”, disse o diretor.

Ainda de acordo com Amarildo, além do Pibict/Pivict, o IFRR dispõe de 10 bolsas de iniciação científica e cinco bolsas de iniciação ao desenvolvimento tecnológico disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo edital será publicado no segundo trimestre de 2023 para implantação das bolsas. “Além disso, nesse mesmo trimestre (abril-junho) serão publicados editais de fluxo contínuo para registro de projetos de pesquisa e iniciação científica e tecnológica que não recebam fomento institucional, de forma a garantir a universalização da oportunidade de participar desse tipo de atividade a todo o corpo discente e ao conjunto de servidores da instituição”, declarou Ferreira.

Segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFRR, professor Romildo Nicolau Alves, os dois Programas são de grande importância para o desenvolvimento de trabalhos científicos no IFRR. “Sejam eles de pesquisas básicas ou aplicadas, a iniciação científica tem proporcionado aos nossos estudantes os primeiros passos nos métodos científicos, enquanto que o Pipad faz com que os nossos docentes consigam realizar suas pesquisas sempre com foco nos arranjos produtivos locais, firmando assim o IFRR como uma instituição científica nas várias regiões do Estado de Roraima”, comentou o Pró-reitor.

16/3/23