PIPEX – Lançado edital para concessão de bolsas de extensão

por Laura publicado 22/05/2023 20h29, última modificação 22/05/2023 20h29
Inscrições ocorrem pelo Suap de 26 de maio a 16 de junho

A Pró-Reitoria de Extensão do Instituto Federal de Roraima (Proex/IFRR) publicou o Edital 2023 para a seleção de projetos de extensão no Programa Institucional de Incentivo a Projeto de Extensão (Pipex). Doze propostas devem ser selecionadas para apoio financeiro com recurso total de R$ 74.400.

Conforme o edital, as inscrições devem ser feitas pelo Suap a partir desta sexta-feira, 26, até às 17 horas (horário local) do dia 16 de junho. Podem participar da seleção professores ou técnicos administrativos ativos do quadro efetivo de servidores do IFRR, com formação acadêmica em nível superior, em pleno exercício de suas funções e com lotação no campus de origem do projeto.

O estudante bolsista envolvido, que vai receber bolsa de R$ 400 reais mensais para auxílio durante a execução do projeto, deverá estar regularmente matriculado em um dos cursos presenciais ou a distância, no campus proponente, nos níveis Proeja-FIC, técnicos e, prioritariamente, de graduação do IFRR que apresentem componentes curriculares com carga horária que contemple a curricularização da extensão.

De acordo com o edital, as propostas a serem inscritas devem atender a uma das seguintes áreas: Comunicação, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente e Recursos Naturais, Saúde, Tecnologia e Produção, e Trabalho.

PIPEX – O programa oferece a estudantes e servidores melhores condições para o desenvolvimento de ações de extensão, cultura e desporto que contribuam para a formação acadêmica, profissional e para o exercício da cidadania. Além disso, valoriza o protagonismo estudantil, contribuindo para a integração curricular, para a articulação e para a contextualização das atividades de formação profissional com a realidade social concreta.

O Pipex também apoia projetos de extensão que contribuam para o desenvolvimento e a para disseminação de ações de aperfeiçoamento da qualidade de vida da população do Estado de Roraima. Também incentiva, por meio de recursos próprios, o envolvimento dos estudantes no desenvolvimento de atividades de extensão na comunidade local, como estratégia de formação profissional complementar à prestação de serviço.

22/5/2023