Proen e Câmpus Boa Vista Centro implantam ação 20RJ em comunidades indígenas

por anderson.caldas — publicado 08/07/2015 20h35, última modificação 08/07/2015 20h35
Na terça-feira (30/6), servidores do Câmpus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CBVC) iniciaram a implantação do projeto MEC 20RJ na Comunidade Indígena Vista Alegre, localizada na zona rural da capital do estado. A ação é desenvolvida em parceria com a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e objetiva promover reflexões e discussões a respeito das etapas de planejamento, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

Na terça-feira (30/6), servidores do Câmpus Boa Vista Centro do Instituto Federal de Roraima (IFRR/CBVC) iniciaram a implantação do projeto MEC 20RJ na Comunidade Indígena Vista Alegre, localizada na zona rural da capital do estado. A ação é desenvolvida com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e objetiva promover reflexões e discussões a respeito das etapas de planejamento, elaboração e execução do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

O projeto será executado até o mês de setembro de 2015 e atenderá às escolas das Comunidades Indígenas da Serra da Moça, Truaru da Serra, Truaru da Cabeceira e Anzol (região do Murupu), além de Vista Alegre, Campo Alegre, Darora, Milho e Lago Grande (região do baixo e do médio São Marcos). A ação 20RJ é desenvolvida por meio de oficinas, grupos de trabalho e dinâmicas, nas quais professores, alunos, líderes e comunidade em geral participam da elaboração do PPP da escola local.

A coordenadora do projeto no Câmpus Boa Vista Centro, professora Josefa Edinalva Vieira, destaca a boa receptividade da comunidade e a relevância do projeto para as escolas indígenas. “A nossa entrada na comunidade foi muito bem aceita, pois algumas escolas já têm o projeto quase elaborado, e outras não tinham noção de como elaborá-lo. Esse apoio do instituto é de grande importância devido à necessidade de orientação para a entrega do PPP no Conselho Estadual de Educação”, disse.

AÇÃO 20RJ – A ação 20RJ é o programa da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC que visa à capacitação e à formação inicial e continuada de professores, profissionais, funcionários e gestores da educação básica. A iniciativa da ação é a consolidação da política nacional de formação, promovendo a formação inicial e continuada desses profissionais com apoio técnico, financeiro e pedagógico, nas modalidades presencial e a distância.