PROFEPT – Retificação altera exigências para credenciamento de docentes no mestrado da Rede Federal
Nesta quinta-feira, 23, foi publicada retificação do edital de credenciamento de professores efetivos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica interessados em atuar no Programa de Mestrado Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT). Confira a publicação aqui.
Para Roraima, que tem uma vaga, a publicação alterou os requisitos específicos, exigindo apenas que o docente pertença ao quadro do IFRR. Antes, exigia-se doutorado em Ensino, na área de Ciências Humanas ou de Linguística, Letras e Artes, para atuar na linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT e ministrar a disciplina obrigatória Bases Conceituais em EPT.
O selecionado vai completar o quadro de vagas de 12 professores por instituição associada. Ele precisa atuar em regime de trabalho de 40 horas ou DE, ser portador do título de doutor em programa reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), apresentar produção científica intelectual nos últimos dois anos e ter disponibilidade de 15 horas de dedicação ao programa e experiência em orientação.
As inscrições ocorrem de 16 a 27 de maio, na coordenação do polo em Roraima, que funciona no Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima. O pedido de credenciamento deverá vir acompanhado de uma cópia atualizada do Curriculum Vitae, versão Lattes; dos formulários dos anexos 2 e 3 do edital preenchidos; e de uma carta de anuência do diretor do campus em que atua declarando ciência da necessidade de 15 horas semanais dedicadas ao ProfEPT, conforme modelo disponível aqui.
O mestrado em rede oferece 908 vagas e tem 40 instituições associadas em todos os estados. A prova de seleção foi aplicada no dia 5 de maio, em todo o País. Em Roraima, o curso será ofertado pelo IFRR/Campus Boa Vista. Das vagas, 22 são para Roraima, sendo metade para servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e metade para ampla concorrência. As aulas estão previstas para o segundo semestre.