Projeto De Bem com a Vida inicia atividades por Novo Paraíso
O Campus Novo Paraíso do Instituto Federal de Roraima foi a primeira unidade a receber o projeto De Bem com a Vida, na manhã desta quarta-feira, 4. O projeto vai ocorrer de setembro a dezembro de 2019 em todas as unidades do IFRR, que terão encontros quinzenais. A inscrição pode ser feita até uma semana antes de cada encontro.
Uma iniciativa da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), por meio da Coordenação de Qualidade de Vida do Servidor e Seguridade Social (CQVSS), a ação vai ser executada por servidoras do serviço social e da psicologia, em sete encontros de no máximo duas horas diárias, durante o horário de trabalho do servidor.
No CNP, o encontro foi mediado pelo assistente social Tatiana Sodré e contou com a participação dez servidores, entre docentes e técnicos. Ela explicou que, por meio de dinâmicas de quebra-gelo e reflexiva, eles conversaram sobre identidade, cultura, valores e relação trabalho-família.
Tatiana avaliou o encontro como muito produtivo, em que o servidor pôde se divertir, expressar seus sentimentos e trocar experiência com os demais. Ainda ocorrerão mais seis encontros com as temáticas: “Construindo uma vida saudável”; “Saúde financeira: segredos da riqueza”; “A arte do relacionamento interpessoal”; “Gerenciamento do estresse: mente sã e corpo são”; “Será que eu irei me aposentar?”; e “A vida que procuramos”.
Com encontros quinzenais em cada unidade, a assistente social reforça que as inscrições podem ser feitas até uma semana antes de cada um deles. O objetivo do projeto é contribuir para a saúde e o bem-estar do servidor ativo e aposentado do IFRR. “Em formato de oficinas, os profissionais, na condição de facilitadores, promoverão a discussão por meio de metodologia participativa, que inclui dinâmica de grupo, vivência, exposição dialogada, roda de conversa e atividade extratrabalho com a família”, disse.
CAB – Devido à mudança para o prédio novo do Campus Avançado Bonfim, o primeiro encontro, que ocorreria nesta quinta-feira, 5, foi adiado para o dia 19, data do segundo encontro. Conforme Tatiana, nessa oportunidade também será abordada a temática do segundo encontro, com ampliação da carga horária. “As demais unidades iniciam na próxima semana e ainda é possível fazer a inscrição. A participação é importante para contribuir para a construção concreta de um projeto de vida saudável”, finalizou.