RETORNO GRADUAL – Técnicos e professores do IFRR retomam atividades presenciais dia 16 de novembro

por Sheneville Cunha de Araújo publicado 25/10/2021 15h10, última modificação 26/10/2021 12h06
O retorno das atividades acadêmicas presenciais, ou seja, com a presença dos estudantes, está programado para iniciar-se no dia 29 de novembro
RETORNO GRADUAL – Técnicos e professores do IFRR retomam   atividades presenciais dia 16 de novembro

Desde o início de outubro, gestores do IFRR estão atuando presencialmente e, em novembro, os demais servidores retornam às unidades de ensino para posterior retomada das aulas presenciais

Após o retorno dos gestores do IFRR às atividades presenciais, os próximos serão os técnicos em educação e os professores, com retomada das atividades diretamente nas unidades da instituição programada para o dia 16 de novembro, sendo que o atendimento presencial ao público ocorrerá conforme as escalas de serviços a serem divulgadas na página de cada unidade no portal do instituto.

Já as atividades acadêmicas com os estudantes estão programadas para começarem a ser restabelecidas em 29 de novembro, conforme o Plano de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais de cada campus.

A retomada do trabalho presencial está baseada no Plano de Acolhimento e Retorno Gradativo à Presencialidade das Atividades Administrativas e Acadêmicas do IFRR e regulamentada pela Portaria 28/2021 do Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus do IFRR, publicada na última sexta-feira, dia 22.

As atividades presenciais de pesquisa, extensão e inovação continuarão sendo desenvolvidas conforme cronograma de execução de cada projeto, levando em conta o Plano de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais de cada campus.

ATIVIDADES ACADÊMICAS – Além da portaria de retorno às atividades presenciais,  foi publicada, na sexta-feira, dia 22, a Portaria 7/2021, que dispõe sobre as diretrizes pedagógicas para o ensino misto e o retorno gradual à presencialidade das atividades acadêmicas.

O documento prevê a exigência da  apresentação do Plano de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais de cada campus ao Comitê de Crise para Enfrentamento do Coronavírus do IFRR para que a rotina acadêmica possa ser de fato retomada, observando o contexto local, regional, nacional e mundial, além das orientações dos órgãos de saúde.

Além disso, a regulamentação prevê que o retorno das atividades pedagógicas presenciais ocorrerá de maneira gradual e planejada por meio da utilização de estratégias para o ensino misto (atividades presenciais e não presenciais), considerando o atendimento às condições de biossegurança da comunidade acadêmica, até alcançar 100% da presencialidade.

“A estratégia de ensino misto é excepcional para atender à necessidade do retorno à presencialidade das atividades acadêmicas, temporariamente suspensas por causa da pandemia de covid-19. Encerrando-se oficialmente a pandemia, os regimes acadêmicos, o turno de funcionamento e as modalidades de curso retornam ao previsto no Projeto Pedagógico de Curso e nas demais normativas institucionais”, explicou a reitora do IFRR, professora NIlra Jane Filgueiras.

A portaria esclarece, de forma detalhada, como o Plano de Retorno às Atividades Acadêmicas Presenciais de cada campus deverá ser elaborado e ainda prevê, entre outras disposições, que, no contexto atual de retomada da rotina presencial, a recuperação da aprendizagem das atividades pedagógicas não presenciais será destinada a todos os estudantes, identificados por meio de avaliação diagnóstica ou pelo docente do componente curricular. Dessa maneira, os estudantes terão oportunidade de recuperar o conteúdo, a aprendizagem e o desempenho acadêmico, conforme o caso.

Todos os detalhes de cada uma das regulamentações relacionadas ao retorno das atividades presenciais e os esclarecimentos de como as atividades vão funcionar poderão ser conferidos diretamente nas portarias, que estão publicadas na área do Comitê de Crise para Enfrentamento ao Corona Vírus no portal do IFRR: https://www.ifrr.edu.br/comite-de-crise-para-enfrentamento-ao-coronavirus

« Maio 2024 »