Servidores do IFRR iniciam mestrado na UFRRJ

por Laura publicado 26/07/2016 13h25, última modificação 28/07/2016 13h04

A aula magna do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 25, em Seropédica (RJ). Fazem parte da turma 30 servidores, entre docentes e técnicos administrativos, de todas as unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR).

Para acompanhar o início dos trabalhos, esteve presente ao evento a reitora eleita do IFRR, professora Sandra Mara Botelho, que representou o atual reitor da instituição, Ademar de Araújo Filho, juntamente com os diretores-gerais Milton José Piovesan, do Campus Boa Vista Centro, e George Sterfson Barros, do Campus Amajari.

A reitora da UFRRJ, Ana Dantas, fez uma explanação histórica da evolução da universidade e explicou a importância da instituição para a Seropédica, para o Rio de Janeiro e para o Brasil. “O grande objetivo do PPGEA é promover a formação de pós-graduação nas instituições de ensino técnico no nosso país, e vocês estão sendo preparados a partir de agora para ajudar ainda mais o Instituto Federal de Roraima”, disse.

A professora Sandra Mara destacou a importância de a seleção para o mestrado  ter contemplado tanto docentes quanto técnicos do IFRR. "Esta turma contempla, além de professores, técnicos administrativos, e isso é muito importante para a nossa instituição, que avança de forma linear. A oportunidade que o programa ofereceu resultou neste momento, em que 69 se inscreveram, mas apenas 30 conseguiram ter os trabalhos selecionados. Os demais que concorreram com certeza terão outras oportunidades, mas parabéns  a vocês que estão aqui por esta conquista, que não é só de vocês, mas também  do Instituto Federal de Roraima”, afirmou.

A coordenadora do PPGEA, Rosa Cristina Monteiro, deu boas-vindas e parabenizou todos pela aprovação, porque, segundo ela, o método do programa não é fácil e a seleção dos trabalhos foi concorrida. “Aqui adotamos a metodologia freireana, na qual todos são educadores, por isso a importância da inclusão de técnicos e docentes”, ressaltou.

Para o mestrando e professor Willams Lopes Pereira, participar da pós-graduação é um sonho e um desafio  há muito tempo acalentado. “Esta oportunidade ímpar jamais poderia ser desperdiçada, pois cursar um mestrado em uma universidade histórica  e de alto conceito no Brasil e no exterior nos incentiva a valorizar esta conquista institucional, mas também pessoal para cada um de nós que está iniciando esta etapa”, relatou.

Idealizador do PPGEA, o professor Dr. Gabriel de Araújo Santos, da UFRRJ, traçou na primeira aula um panorama educacional no Brasil, abordando os conceitos e os preconceitos no fazer pedagógico. Ele explicou que colocar servidores de funções diferentes numa mesma sala de aula tem um grande significado, porque na escola tudo é ambiente educacional. “Eu quero dizer à turma que a pessoa só consegue vencer com força, determinação e garra, e, se todos entenderem isso, vão finalizar o trabalho com mais facilidade e determinação do que estão iniciando, para, a partir daí, terem uma visão mais enriquecida para ajudar na transformação da região de vocês”, concluiu.

Nenzinho Soares
CCS/Reitoria