COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO

O QUE É A CPA?

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) se fundamenta na necessidade de promover a melhoria da qualidade da educação superior, a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional, da sua efetividade acadêmica e social e, especialmente, do aprofundamento dos seus compromissos e responsabilidades sociais.

Nesse sentido, a CPA do Instituto Federal de Roraima é um órgão colegiado, de natureza consultiva, deliberativa e normativa, no âmbito dos aspectos avaliativos das áreas acadêmica e administrativa, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e atende ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFRR quanto aos níveis e modalidades de ensino. Ela tem atuação autônoma e amparo legal em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados existentes nesta Instituição, de modo que a atividade da CPA consiste em autoavaliar, através dos eixos representativos do SINAES (Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura), e diagnosticar, com o peso da anuência dos segmentos da instituição, os possíveis pontos fracos, medianos e fortes que a constitui, e, a partir dessa pesquisa, focalizar os trabalhos, por intermédio dos gestores, com vistas a uma educação de excelência.

AS COMPETÊNCIAS DA CPA:

  •  Elaborar e executar o projeto de auto-avaliação do IFRR;  
  • Conduzir o processo de auto-avaliação da instituição e encaminhar parecer para tomadas de decisões;
  • Sistematizar e analisar as informações do processo de auto-avaliação do IFRR;
  • Implementar ações visando à sensibilização da comunidade do IFRR para o processo de avaliação institucional;
  • Fomentar a produção e socialização do conhecimento na área de avaliação;
  • Disseminar, permanentemente, informações sobre avaliação;
  • Avaliar as dinâmicas, procedimentos e mecanismos internos de avaliação já existentes na instituição para subsidiar os novos procedimentos;
  • Acompanhar, permanentemente, o Plano de Desenvolvimento Institucional e o Projeto Pedagógico da instituição;
  • Informar suas atividades ao Conselho Superior, mediante a apresentação de relatórios, pareceres e recomendações.

Notícias da CPA

Esse é o segundo relatório do ciclo avaliativo de 2021 a 2023. Considerações constantes no documento devem nortear o replanejamento e a melhoraria do desempenho de toda a instituição

CPA publica Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional de 2022

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Ao todo, 12 trabalhos foram classificados preliminarmente, divididos entre três categorias artísticas

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RELATÓRIOS 

RESOLUÇÕES 

PLANO DE TRABALHO

PLANO DE MELHORIAS

PROJETO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

RELATO INSTITUCIONAL